top of page
Screen Shot 2021-06-24 at 09.18.12.png

Há alguns anos, já é bastante pesquisada um tipo de lesão decorrente do parto em que uma parte do músculo se desprende do osso da pelve (chamamos de avulsão). Agora, começamos a perceber que avulsão faz parte de um espectro de lesões musculares possíveis e que, portanto, há também um espectro para recuperação pós-parto.

O que fizemos:

Analisamos ressonância de pelve de 90 mulheres 6 a 8 meses após o parto para a presença de edema (inchaço) nos diferentes músculos do assoalho pélvico.

Resultados:

Aproximadamente metade das mulheres mostraram algum grau de edema nos músculos e com frequência na mesma parte do músculo. Os diferentes padrões de recuperação eram muito claros! Mesmo em mulheres em que o músculo estava intacto (não se desprendeu).

Observação:

As mulheres incluídas no estudo tinham risco aumentado para lesão de assoalho pélvico. Então, muito provavelmente, a taxa de edema seria mais baixa na população geral.

Mensagem final:

Você já estirou um músculo da perna? Dói, não é mesmo? E às vezes demora para se recuperar completamente. Pode acontecer o mesmo com o assoalho pélvico. Por isso é tão importante não se comparar com a vizinha. Parto normal é uma sobrecarga mecânica ao assoalho pélvico e a recuperação pode se dar de formas diferentes para cada mulher.

bottom of page