top of page
Artigo 03.jpg

Este artigo foi encabeçado por Wenjin Cheng – médica chinesa radicada nos EUA que tive a sorte de ter como minha “partner in crime” no meu primeiro ano de pesquisa em Michigan. Wenjin trabalhou meses e meses nesse projeto. Revisou centenas de artigos com atenção aos detalhes.

O QUE FIZEMOS:

Revisamos 540 artigos já publicados até então que abordavam o tema. O hiato genital (i.e. abertura do assoalho pélvico por onde passa canal vaginal) vem ganhando muita importância nas pesquisas sobre mecanismo do prolapso genital (“bexiga caída”). Então a idéia era revisar tudo que já sabíamos sobre o assunto, organizar o conhecimento e propor área de enfoque para futuras pesquisas.

RESULTADOS:

Parto vaginal (sobretudo se assistido por fórcipe) e lesão no músculo do assoalho pélvico (termo técnico = avulsão do levantador do ânus) são os principais fatores até o momento associados a aumento do hiato genital e, consequentemente, ao desenvolvimento de disfunções de assoalho pélvico no futuro.

MENSAGEM FINAL:

Avanços no nosso entendimento sobre o que determina um aumento do hiato genital são importantes para traçarmos estratégias de prevenção eficazes, modelos de predição de quem está sob maior risco de desenvolver disfunções de assoalho pélvico e reduzir as taxas de recorrência de prolapso após cirurgia.

bottom of page